quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Avanço da ignição

Depois de descobrir que a minha ignição electrónica estava com a afinação incorrecta, e que isso tinha grande impacto na performence do motor, comecei a procurar mais informações sobre o avanço dinâmico da ignição.

Não consegui encontrar muita coisa

Descobri este gráfico (http://www.2cvclubdefrance.free.fr/2cvstore.html):












Neste documento fala em valores um pouco diferentes:

http://www.2cvstuff.com/Files/ignition.pdf

Timing
Static (M28 & M28/1) ………………………………… 8.0º BTDC
Static (All others) ………………………………… 12.0ºBTDC
Dynamic (1000 RPM) ………………………………… 8.0º to 12.5º BTDC
(2000 RPM) ………………………………… 15.0º to 21.0º BTDC
(3000 RPM) …………………………………… 26.5º to 35.0º BTDC

Comparando este ultimo valor com o gráfico de cima, parece que será possível aumentar mais o avanço dinâmico do motor, o que talvez possa produzir mais potência.
Colocar no motor do 2CV avanços semelhantes ao que existiam no motor do Visa Club, sendo que esta já tinha ignição electónica.

Quais poderão ser as vantagens vs desvantagens de aumentar o avanço?

Impactos no motor? Mais desgaste?

Há uma nova ignição da 123ignition com ligação bluetooth que permite costumizar e alterar as configurações sem ter que desmontar tudo, e até fazer alterações com o carro em andamento.


http://www.123ignition.nl/products.php?id=64&lang=eng

Parece interessante


Videos de demostração:









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